Olá pessoal - Apresentando-me!


Recommended Posts

On 8/1/2020 at 12:04 PM, agarkauskas said:

Para o futuro planejo migrar a rede da casa para 10GBits e dar um jeito de usar um storage para as VMs ProxMox com unidades SSD. O ideal seria por iSCSI mas no pior caso poderia usar CIFS com o SMB do Unraid.

Bom dia, @agarkauskas

 

Esse assunto também me interessa, mas... Meu cabeamento Ethernet aqui em casa é todo cat-5E. Além disso, é todo embutido no teto (numa droga de eletrocalha metálica que não sei como concordei em instalar, para dizer a verdade...) e nas paredes (saindo da eletrocalha do teto, vai para conduítes separados para cada ponto).

 

Por essa razão, para trocar o cabeamento, para cat6a ou 7, teria que quebrar o teto de gesso e não estou a fim de fazer reforma, pq é muito transtorno, sujeira e a patroa não vai entender de jeito nenhum a diferença... Sendo assim, o único jeito é limitar a rede 10GB ao escritório entre o Unraid e uns poucos equipamentos que venham a ser conectados num switch 10Gb que ainda nem comecei a procurar. 

 

Como vc pensa em fazer aí no seu caso?

  • Like 1
Link to comment

Boa tarde, pessoal.

 

Abaixo um print-screen de como ficou a configuração do array em modo RAIDZ2 pelo ZFS, incluindo discos SSD de cache e log. O discos de armazenamento propriamente ditos são 6 Seagate IronWolf de 4TB cada. Como tenho dois discos de redundância, podem falhar até dois discos e não perco os dados, mas fico com cerca de 14TB de espaço, ao invés de aprox. 24TB... Pelo menos, espero que os dados fiquem seguros...

 

Tá tudo funcionando a meu contento. Backups do Mac Pro acontecendo regularmente pelo Time Machine e tudo.

 

Para criar o  "array de mentira" pelo Unraid, segui o conselho de vcs e usei um pendrive de 2GB daqueles que a gente ganha de brinde por aí e não valem nem um centavo (não vou colocar nada nele mesmo...).

 

Agora vou partir para a instalação das aplicações virtualizadas pelo Docker, que é simplesmente sensacional e uma mão na roda para teste de serviços de forma bem mais econômica do que se fossemos usar máquinas físicas para cada um, mesmo que fossem Raspberry Pi's...

 

Quero deixar aqui registrado meu agradecimento a todos vcs. Muito obrigado pela cordialidade e respostas rápidas.

  • Like 1
Link to comment
5 hours ago, cesarvog said:

Bom dia, @agarkauskas

 

Esse assunto também me interessa, mas... Meu cabeamento Ethernet aqui em casa é todo cat-5E. Além disso, é todo embutido no teto (numa droga de eletrocalha metálica que não sei como concordei em instalar, para dizer a verdade...) e nas paredes (saindo da eletrocalha do teto, vai para conduítes separados para cada ponto).

 

Por essa razão, para trocar o cabeamento, para cat6a ou 7, teria que quebrar o teto de gesso e não estou a fim de fazer reforma, pq é muito transtorno, sujeira e a patroa não vai entender de jeito nenhum a diferença... Sendo assim, o único jeito é limitar a rede 10GB ao escritório entre o Unraid e uns poucos equipamentos que venham a ser conectados num switch 10Gb que ainda nem comecei a procurar. 

 

Como vc pensa em fazer aí no seu caso?

Também me interesse nesse assunto.

 

Estou para mudar para um novo ap aqui e vamos reformar tudo. Estava me programando para cabear tudo CAT6a mas agora com seu comentário do cat 7, o que vocês  sugerem? A ideia é deixar tudo já cabeado para cameras de segurança, televisão no quarto, televisão na sala, AP, e o ponto da fibra ótica. Levar todos os cabos para o armário no escritório.

Vou transformar o armário em um hack. A parede de trás (aqui é tudo drywall) conecta na area do ar condicionado. Vou colocar uma grade vazada e a porta do armário também vazada, para gerar o fluxo de ar tranquilo. Até pq o ar quente sempre vai para trás nos computadores. ;-) O que vai jogar tudo para a area do ar condicionado e não para dentro do quarto. Ajudando a circular o ar do sistema central de ar condicionado. O ar vai circular no mesmo sentido do sistema de ar condicionado, deve dar certo no verão. :D No inverno já não sei .ahuAHuahAUhaUhAU

 

Agora, peço a sugestão de vocês, coloco tudo CAT6a, vou pra CAT7 já?  Ou deixo apenas o cabo que virá do modem da fibra ótica e os cabos que irão para os computadores no escritório em CAT 7 e passo todo o resto em CAT 6a ou 5? 

 

Vou usar cameras POE, claro que deixar o sistema de cameras em um Pool diferente de IP para não ter um engraçadinho desplugando a camera e invadindo minha rede interna com um Raspberry. Ainda estou na duvida se compro um sistema independente de cameras ou se jogo ela em um docker no UnRAID. Não defini ainda.

 

Abraço.

 

Link to comment
4 hours ago, cesarvog said:

Tá tudo funcionando a meu contento. Backups do Mac Pro acontecendo regularmente pelo Time Machine e tudo.

 

#invejabranca!!! Rs

 

Vou programar aqui e conto. Estou com um HDD de 1TB fora do Array, não sei se adiciono ele no array e crio o Time Machine limitando à 1 TB ou se deixo simplesmente esse HDD apenas para o Time Machine. Opniões?

 

 

Link to comment

Então, ZFS é massa, mas vai ter uma curva de aprendizado. Não é exatamente difícil, mas é DIFERENTE. Além de ser diferente, vai ter uma série de coisas que não vão estar integradas à interface gráfica e vc terá que fazer tudo pela linha de comando. Eu sou velho o suficiente para estar acostumado com essas coisas, mas... cada um é cada um...

 

Se eu estivesse bem acostumado com o array do Unraid, eu não mudaria... É que eu estou mais acostumado com o ZFS, pois usei o mesmo no FreeNAS, no OpenMediaVault e no Proxmox...

 

Eu olhei no post aqui do forum, onde eles tem uma pesquisa das novas funcionalidades mais desejadas para o Unraid e o ZFS está na lista, mas está atrás de várias outras capacidades, conforme desejado pelos próprios usuários. Eu acho que, eventualmente, vai ter suporte no Unraid, mas que vai demorar, não tenho dúvida.

 

Com relação ao cabeamento, eu acho que cat6a deve ser suficiente, mas não tenho certeza total. Além de tudo aí nos EUA os preços é que ditam o que vc adota. Os early adopters pagam mais, sempre. Se fosse eu, cotaria os dois e decidiria pelo preço...

 

Abs,

Cesar

Link to comment

Descobri o problema.

Eu estava conectando pelo IP e não pelo Host name.

Desconectei do IP e após conectar pelo Host apareceu na hora no Time Machine.

 

image.png.af02b7d76f6ff40f8c3f885e98d520a9.png

 

Estranho, agora conecta via IP tmb.

Não faço ideia do que aconteceu, mas esta funcionando. 

Talvez seja o CHOWN que você sugeriu.

image.png.4db5ba01ef7a258a201d13e378e6055d.png

 

Pergunta, teoricamente então eu preciso criar ou um usuário apenas para time_machine ou uma time machine share folder para cada usuário, correto?

 

Abraço.

 

Lucas

 

 

 

Edited by DrLucasMendes
Link to comment

Agora tenho certeza que foi alguma bobeira minha. AHuAHuaHauhAUhAU

image.png.0cf2ae7a498cf57f54c4fe94485478e5.png

 

Sem alterar o Owner, esta tudo funcionando. Fazendo o backup em duas maquinas distintas com dois usuários distintos.

Máquina 1:

image.png.d575dd1b59b966f9bd47627d45c079cf.png 

 

Máquina 2:

image.png.a2134c9b6725379f7849f93c8d5350c7.png

 

 

Foi apenas seguir com mais calma o video que aqui funcionou direitinho.

 

Não precisei mudar o Owner.

 

Valeu @cesarvog o incentivo de tentar novamente com o seu exemplo. :D

 

Abraço

 

Lucas

 

 

image.png

Link to comment

Sim @DrLucasMendes, eu imaginei que ia funcionar para vc, só de seguir os vídeos, pq a parte de permissões do array é gerenciada pelo próprio Unraid, quando vc cria o share e diz quem pode acessar e com quais permissões, ele já deveria ajustar tudo automaticamente. É uma das grandes vantagens do sistema de arquivo estar perfeitamente integrado à interface gráfica. No meu caso, tive que fazer "na unha", pq o ZFS não está integrado.

Legal que deu certo.

  • Like 1
Link to comment

Como dizem os gaúchos, bah! (Full disclosure: sou paulistano, mas morei mais de 20 anos no Rio e agora moro há 23 anos em SC...)

 

Como nada aqui permanece muito tempo sem eu estudar novas formas de fazer, resolvi dar uma estudada em comparativos BTFRS vs. ZFS...

Li esse artigo e achei bastante interessante: https://markmcb.com/2020/01/07/five-years-of-btrfs/

 

Ainda não me decidi, mas pode ser que eu acabe migrando a poioca toda para um array nativo do Unraid. Só pela flexibilidade de crescimento futuro. Mas, o que dificulta minha escolha é saber que terei que recomeçar do zero e, teoricamente, não será só dar um comando zfs export no servidor atual e um zfs import no novo, se algum dia resolver testar outra solução...

 

Tanta coisa para aprender, tão pouco tempo...

 

 

Edited by cesarvog
  • Like 1
Link to comment

@cesarvog - BTRFS é vida:

 

image.thumb.png.9e7a09f511e51964dc8dbba8975e3354.png

 

Poe disco, tira disco, exapnde, contrai, troca o RAID... Tudo macio como manteiga. "ButterFS" - Já ouviu essa?

 

@cesarvog / @DrLucasMendes

 

Ainda não decidi entre Cat 6 ou Cat 7. O mais crítico no meu caso seria a crimpagem. Pelo que tenho lido dos cabos Cat 7 a crimpagem é um trampo do cão.

 

Para nosso uso de laboratório Cat 6 deve ser suficiente. Se eu não precisar crimpar os cabos eu usarei Cat 7. Se precisar, usarei Cat 6.

 

O projeto da rede de 10 Gb ainda está em curso. Tenho apenas uma motherboard com duas portas 10 GBits e um storage que suporta agregação de dois links 1GB + 1GB, atindingo 2 GBits.

 

O primeiro passo para o projeto será adquirir dois switches 10 GBits gerenciados. Pensei nesses aqui:

 

https://www.amazon.com/dp/B07BV2VYVF/?coliid=I2YVW5HMI5J5X9&colid=1BZM68AVVYF2I&psc=1&ref_=lv_ov_lig_dp_it

 

Um dos switches ficará no meu escritório. O outro ficará na sala, junto com o rack da TV, que é onde encontram-se os outros dispositivos de rede como os modems (Vivo Fibra e Tim Live), o balanceador de carga Cisco e o roteador sem fio.

 

Uma vez os switches instalados, vou trocar o cabo que vai do meu escritório para a sala, passando pela cozinha. Desta forma vou viabilizar um link de 10GB entre meu escritório e a sala, e um link de 2GBits entre o switch da sala e o storage, dobrando a velocidade de acesso.

 

A partir dai vou construir 2 máquinas para comportarem-se como storages iSCSI. Tenho dois Xeons E5 2643v4 + memórias dando sopa aqui, precisarei de duas placas mãe mini Itx e dois gabinetes que harmonizem com a decoração da sala. Pensei nesse aqui:

 

image.png.8663d5027310cd58865e0452f90a5c08.png

 

Vou tentar desenhar o que tenho em mente em termos de rack da sala para vocês verem, vai ficar bem harmônico.

E nesta placa mae (já que já tenho os processadores e as memórias):

 

https://www.asrock.com/mb/Intel/X99E-ITXac/

 

Precisarei acrescentar placas 10GB mas isso é o de menos. Seria legal colocar Unraid nessas máquinas, é muito prático para hospedar VMs, dockers, etc... Vamos ver, esse é um ponto que eu ainda não decidi pois quero um storage de alta disponibilidade e a capacidade de hospedar VMs em alta disponibilidade.

 

Algumas soluções permitem 3-server redundancy mas ai eu precisaria construir 3 máquinas no lugar de duas.

 

Outra coisa que eu achei legal foi essa fonte:

 

https://www.amazon.com/dp/B01N49QANH/?coliid=I1ERWGV2T6EVKF&colid=1BZM68AVVYF2I&psc=1&ref_=lv_ov_lig_dp_it

 

500W é meio overkill para o gabinete mas o conceito de alta disponibilidade elétrica me atrai, com a praticidade que eu consigo montar tudo sem utilizar uma solução rack de 19".

 

Edited by agarkauskas
  • Like 1
Link to comment
4 hours ago, agarkauskas said:

Ainda não decidi entre Cat 6 ou Cat 7. O mais crítico no meu caso seria a crimpagem. Pelo que tenho lido dos cabos Cat 7 a crimpagem é um trampo do cão.

Sim, vc tocou num ponto importante. Cat5e é moleza de crimpar, mas de fato, na minha pouquíssima experiência com cabos Cat6, já tinha notado que Cat6 é bem pior de crimpar.... Nem tinha me dado conta de que Cat7 deve ser ainda pior, pq o cabo deve ser ainda mais grosso e rígido...

 

Vc é meu ídolo em termos de hardware... Achei todas as suas escolhas excelentes.

 

E confesso que fiquei embasbacado com o seu "Array" de 1 disco físico de 12TB e 6 SSDs de 1TB de cache SSD. É, essencialmente, o inverso do que eu faço. Nunca tinha me passado pela cabeça fazer do jeito que vc fez...

 

Suas máquinas dão um show. Parabéns.

Edited by cesarvog
  • Like 1
Link to comment

@DrLucasMendes obrigado pela dica dos vídeos do SpaceInvaderOne. Segui um vídeo dele e instalei uma máquina virtual com o app "macinabox", só para matar a minha curiosidade, já que aqui é tudo Mac desde 2005. Incrível a didática do cara, sem falar no plugin e na forma como ele empacotou o processo todo de instalação de um hackintosh. Nunca vi coisa mais fácil...

  • Like 1
Link to comment

Fala grandes!!!

 

Impressionado com teu projeto e com tua máquina @agarkauskas. Me espantei com os SSDs tmb. Rs. Minha configuração é inversa à sua. Rs. Um SSD  de cache e vários HDDs no array RS.

 

Eu vou ser sincero com vocês, tendo à usar o standard com relação a partição, XFS para o Array e BRTFS para o cache. É tanta coisa para aprender com o UnRAID que primeiro estou aprendendo sobre como deixar tudo em standard, para depois dar minha customizada pessoal. Eu era mais antenado com computador durante a Era IDE, antes do SATA. Rs. Então tudo é novidade para mim. E entrando na área Enterprise então, uma grande curva de aprendizado existe à minha frente. ;-)

 

Mas como o @cesarvogcomentou, temos que deixar a mente ativa. :D E em se tratando de tecnologia, atualmente é um conhecimento que se tornou necessidade. É como saber inglês, no passado era um diferencial, hoje é parte do currículo base de quem entra em uma faculdade. 

 

Aliás @cesarvog, o @SpaceInvaderOne é show. Acho que já assisti todos os videos dele. E toda vez que vou fazer algo, assisto novamente video, pois sempre há um detalhe que ele explica que faz a diferença em funcionar ou não. :D

 

 

Meu próximo projeto está sendo migrar meu Proxy Reverso do Docker NginxProxyManager para o pfSense. Já tentei 3 vezes e nada. Vai ser igual o Time Machine, uma hora sigo o passo a passo dos videos pela 5 vez e vai simplesmente funcionar. HAUhAUhauAHua

Hoje estou rodando o pfSense em uma maquina virtual no UnRAID. Uma doidera quando desligo o Array para algum ajusto ou reinicio o servidor. AhuAHAUahUA. 

Assim que conseguir rodar o pfSense + ACME + HaProxy para fazer o proxy reverso, penso em adquirir uma maquina Dell R210 exclusiva pro pfSense. Já achei por 150-250 dólares. 

Achei alguns desktops DELL tmb por 100 dólares usados. Mas quero colocar tudo em Rack, deixar tudo organizado e meu TOC aliviado. RS. Além de que viciei no IDRAC rs. Não ter que ir até o computador para dar reboot e verificar tudo que esta acontecendo durante o Boot remotamente, meu DEUS, IDRAC é vida. AHuAhAUhUAhAU

 

Forte abraço,

 

Ótimo feriado. :D

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
On 9/4/2020 at 11:42 PM, DrLucasMendes said:

TOC

Vc também? Deve ser coisa de pessoas ligadas à tecnologia. Eu não suporto ver cabos e/ou fios embolados, ou pior, emaranhados, enozados... Seja lá o nome que isso tenha. Olho e já me dá um ruim... O meu "faz tudo" aqui de casa, que é um cara com uns 40 anos, também tem TOC. Não consegue fazer as coisas se for para fazer mal feito. Quando vem aqui em casa para mexer na parte elétrica, é uma festa, desfaz tudo para fazer de novo dentro do padrão... Aí nos EUA o padrão elétrico é fio branco = neutro, fio preto = fase, fio verde = terra. Aqui o padrão é preto fase, azul neutro e verde terra. Na minha casa é uma beleza, o eletricista que o empreiteiro usou é daqueles que nunca ouviu falar em padrão. Então vc achar fio de qq cor para qq função. Já pegamos fios verdes na fase, azuis na fase, branco na fase... Tem de tudo... Um show de horror. Isso quando não tem emenda de fio preto que vira vermelho, depois vira preto de novo, ufa... O sujeito deve ser flamenguista... E para completar, o danado usava o fio que tinha disponível para qq coisa, então tem cabos de 2 ou 3 vias, encapados numa capa preta (que aqui se chama cabo PP) em funções mais absurdas possíveis, tipo usar cabo PP com três vias onde só precisa de duas, etc... Gastar dinheiro dos outros é uma beleza...

 

 

Link to comment

Com relação ao Unraid, do meio da semana passada para cá comecei a brincar com o Shinobi, a partir de mais um vídeo do SpaceInvader One. Bem legal o sistema de monitoramento de câmeras. Como moro em casa, tenho 10 câmeras IP alimentadas pelo cabo Ethernet (PoE). Meus switches Unifi foram escolhidos pq ofereciam gerenciamento e PoE num preço bem competitivo. Hoje tenho 5 switches Unif, sendo 3 de 8 portas e 2 de 16. O "armário de rede" é uma coisa improvisada, pq no início achei que ia precisar de apenas um de 24 portas, que queimou em uns 18 meses de uso (era 3Com). Sendo assim, não vou perturbar os amigos com uma imagem dos mesmos. Já tentei organizar o máximo possível, mas não dá... Fica bem no meio da casa, num canto da sala de jantar, então a patroa jamais deixaria colocar um rack...

Voltando ao Shinobi, usei o container docker do SpaceInvader One e achei o máximo, funcionou perfeitamente de cara. Fiquei tão empolgado, que mandei 60 dolares para o desenvolvedor por meio do PayPal. Aí começou uma ladainha que não consegui resolver de jeito nenhum. Quando vc doa para o cara, dá para inserir o transaction ID do PayPal no arquivo conf.json, para funcionar como "subscriptionId". Só que alguma coisa no container do SpaceInvader One deve estar errada, pq eu colocava e não funcionava por nada desse mundo. O desenvolvedor do Shinobi criou um container docker oficial e me pediu para usar. Também não funcionou... Fiquei puto e instalei direto no Mac Pro. Funcionou de cara... Então estou aprendendo a usar o Shinobi no Mac por enquanto e, quando tiver um tempo e paciência extras, pretendo voltar a rodar o Shinobi a partir de um container docker no Unraid.... Cenas dos próximos capítulos.

Link to comment

Mas se meu TOC fosse muito violento, eu não conseguiria nem ficar no meu "escritório", que agora vou passar a chamar de meu "laboratório".... É tanta caixa de papelão contendo produtos que já testei e acabei não usando... Sem falar nos rolos de cabos ethernet, USB, de energia, thunderbolt, etc, etc, etc. Quase não dá mais para entrar... Não tem mais espaço físico. E os equipamentos em uso, a maioria em cima da minha mesa. Na mesma tem um Mac Pro, 6 discos SSD ou rígidos em cases, um scanner de mesa, um mini-PC rodando Windows (da Zotac), e embaixo dois UPS e a box do Unraid, com os cages dos 6 HDs do array. Se tiver que desconectar tudo, para limpar, provavelmente passarei algumas horas me perguntando "de onde vinha mesmo esse cabo?"...

 

Link to comment
On 9/8/2020 at 5:30 PM, cesarvog said:

 Hoje tenho 5 switches Unif, sendo 3 de 8 portas e 2 de 16. O "armário de rede" é uma coisa improvisada, pq no início achei que ia precisar de apenas um de 24 portas, que queimou em uns 18 meses de uso (era 3Com). Sendo assim, não vou perturbar os amigos com uma imagem dos mesmos. Já tentei organizar o máximo possível, mas não dá... Fica bem no meio da casa, num canto da sala de jantar, então a patroa jamais deixaria colocar um rack...

 

Send nudes!!!!!

Link to comment
24 minutes ago, cesarvog said:

Só para informar que refiz o array com Btfrs. Agora tá tudo nativo no Unraid. Vamos ver como se comporta. Com ZFS nunca me incomodei... Espero que continue assim.

O que eu achei brilhante no BTRFS é a capacidade de acrescentar e tirar discos de diferentes tamanhos sem ter que reconstruir nada - Bem estilo Unraid.

No longo prazo (5 / 10 anos) é uma mão na roda porque hoje os discos SSD estão na casa dos 1 TB / 2 TB, quando nossos discos comecarem a pifar compraremos novos provavelmente com maios capacidade disponível e convenhamos - haja saco para reconstruir array.

Link to comment

Armário fechado e armário aberto. No meio, dentro do buraco, um switch de 8 portas. Nas laterais, 2 de 16. Os outros 2 de 8 portas não ficam no armário de rede. Um fica no meu escritório e outro no Home-theater.

O equipamento preto no topo é o meu roteador baseado no mini-pc que comprei no eBay (ou AliExpress) e roda Untangle.

Edited by cesarvog
Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.