Jump to content
agarkauskas

Olá pessoal - Apresentando-me!

6 posts in this topic Last Reply

Recommended Posts

Olá pessoal, beleza?

Gostaria apenas de me apresentar e dizer que estou feliz agora de poder trocar experiências na minha língua.

Sou Brasileiro, vivo em São Paulo e um entusiasta de tecnologia.

Tenho um pequeno laboratório em casa:

- Uma máquina gigante - Dual Xeon 128GB RAM 6 TB RAID 10 Cache e 12 TB spinners - Essa rodando unraid e mais minhas VMs experimentais

- Dois Mac's Mini 2014 rodando ProxMox hospedando as VMs "definitivas" demonstrando produtos da empresa a qual eu trabalho

- Um storage WD4100 de 12 TB em RAID 5 servindo de disco iSCSI para as VMs ProxMox e servindo também de armazenamento de coisas importantes (fotos da família, filmes, documentos, etc...)

- Um storage WD2 com 16 TB em RAID 1 servindo de backup geral: Backup ProxMox, Backup Unraid e backup do WD100

Para o futuro planejo migrar a rede da casa para 10GBits e dar um jeito de usar um storage para as VMs ProxMox com unidades SSD. O ideal seria por iSCSI mas no pior caso poderia usar CIFS com o SMB do Unraid.

A questão é que hoje minha máquina do Unraid age como uma workstation, não ficando online 24x7. Ela consome demais para deixar ligada o tempo todo (uns 1000W).

Uso uma VM Gamer na workstation, um VM Gamer secundária na workstation fazendo streaming de alguns jogos para o notebook da minha mulher (que não tem placa de vídeo) e algumas VMs de transcrição e biometria de voz para processamento de grandes massas de dados.

Escolhi o Unraid para a Workstation por causa do video do Linus Tech Tips (Seven Gamers - 1 CPU), eu usava o VMWare Workstation rodando em cima do meu WIndows na Workstation mas era um saco, não dava para pinar núcleos de processamento e não dava para passar o hardware para as VMs de uma forma elegante.

Acabo não usando o Unraid como Unraid mas confesso que me amarrei no BTRFS, a possibilidade de adicionar e remover discos sem perder dados aliado a altísima velocidade (atinjo 3GBytes por segundo em RAID 10). Outra coisa que eu gosto é a facilidade de migrar uma VM para o ProxMox.

O que eu gostaria de ver no Unraid no futuro é a possibilidade de criar clientes iSCSI e também o contrário, servindo como um servidor iSCSI. Com isso eu poderia aposentar meus storages e até mesmo o ProxMox, já que o iSCSI é uma das coisas que eu mais uso no ProxMox pela possibilidade de migrar VMs de um hardware para o outro mantendo o armazenamento centralizado. Isso eu não consigo fazer no Unraid.

Bom é isso. Precisando de alguma ajuda em Portugues é só chamar.

Nosso sotaque é muito diferente - eu tenho muita dificuldade em entender alguém falando em Portugues de Portugal - e quando estive em Lisboa o gerente do hotel me falou: "Sabe porque eu consigo te entender perfeitamente e você não consegue me entender?" - "Por causa das novelas Brasileiras que passam em nossa televisão Portuguesa!" - Comédia...

Edited by agarkauskas

Benvindo!

16 hours ago, agarkauskas said:

Nosso sotaque é muito diferente - eu tenho muita dificuldade em entender alguém falando em Portugues de Portugal - e quando estive em Lisboa o gerente do hotel me falou: "Sabe porque eu consigo te entender perfeitamente e você não consegue me entender?" - "Por causa das novelas Brasileiras que passam em nossa televisão Portuguesa!" - Comédia...

É verdade, nós estamos tão habituados ao sotaque brasileiro na TV e música que é muito fácil para nós, embora por vezes aparece um termo mais técnico que não é tão fácil, recentemente um brasileiro queria um "gabinete", teve de me explicar que era uma caixa para o PC. :)

On 01/08/2020 at 08:04, agarkauskas said:

O que eu gostaria de ver no Unraid no futuro é a possibilidade de criar clientes iSCSI e também o contrário, servindo como um servidor iSCSI. Com isso eu poderia aposentar meus storages e até mesmo o ProxMox, já que o iSCSI é uma das coisas que eu mais uso no ProxMox pela possibilidade de migrar VMs de um hardware para o outro mantendo o armazenamento centralizado. Isso eu não consigo fazer no Unraid.

Bom é isso. Precisando de alguma ajuda em Portugues é só chamar.

Olá @agarkauskas e bem-vindo! O iSCSI está em obras 🙂

Thanks for stopping by!

On 8/5/2020 at 12:23 PM, SpencerJ said:

Olá @agarkauskas e bem-vindo! O iSCSI está em obras 🙂

Thanks for stopping by!

Ahhhhhh garoto!!! Excelente notícia. Vou montar dois servidores Unraid adicionais e aposentar meus NAS Wester Digital!

Ohhhhhh boy! Excellent news! I will build two additional Unraid boxes and retire my current Western Digital NAS!

On 8/2/2020 at 5:07 AM, johnnie.black said:

Benvindo!

É verdade, nós estamos tão habituados ao sotaque brasileiro na TV e música que é muito fácil para nós, embora por vezes aparece um termo mais técnico que não é tão fácil, recentemente um brasileiro queria um "gabinete", teve de me explicar que era uma caixa para o PC. :)

Sem querer ser pentelho, mas como vocês chamam gabinete ai em Portugal? No Brasil falamos gabinete (termo mais corporativo ou mais usado pelos quarentões - como eu) ou então usamos o termo Inglês "case", mais coloquialmente ou na comunidade Gamer.