Olá pessoal - Apresentando-me!


Recommended Posts

Olá pessoal, beleza?

 

Gostaria apenas de me apresentar e dizer que estou feliz agora de poder trocar experiências na minha língua.

Sou Brasileiro, vivo em São Paulo e um entusiasta de tecnologia.

Tenho um pequeno laboratório em casa:

 

- Uma máquina gigante - Dual Xeon 128GB RAM 6 TB RAID 10 Cache e 12 TB spinners - Essa rodando unraid e mais minhas VMs experimentais

- Dois Mac's Mini 2014 rodando ProxMox hospedando as VMs "definitivas" demonstrando produtos da empresa a qual eu trabalho

- Um storage WD4100 de 12 TB em RAID 5 servindo de disco iSCSI para as VMs ProxMox e servindo também de armazenamento de coisas importantes (fotos da família, filmes, documentos, etc...)

- Um storage WD2 com 16 TB em RAID 1 servindo de backup geral: Backup ProxMox, Backup Unraid e backup do WD100

 

Para o futuro planejo migrar a rede da casa para 10GBits e dar um jeito de usar um storage para as VMs ProxMox com unidades SSD. O ideal seria por iSCSI mas no pior caso poderia usar CIFS com o SMB do Unraid.

 

A questão é que hoje minha máquina do Unraid age como uma workstation, não ficando online 24x7. Ela consome demais para deixar ligada o tempo todo (uns 1000W).

 

Uso uma VM Gamer na workstation, um VM Gamer secundária na workstation fazendo streaming de alguns jogos para o notebook da minha mulher (que não tem placa de vídeo) e algumas VMs de transcrição e biometria de voz para processamento de grandes massas de dados.

 

Escolhi o Unraid para a Workstation por causa do video do Linus Tech Tips (Seven Gamers - 1 CPU), eu usava o VMWare Workstation rodando em cima do meu WIndows na Workstation mas era um saco, não dava para pinar núcleos de processamento e não dava para passar o hardware para as VMs de uma forma elegante.

 

Acabo não usando o Unraid como Unraid mas confesso que me amarrei no BTRFS, a possibilidade de adicionar e remover discos sem perder dados aliado a altísima velocidade (atinjo 3GBytes por segundo em RAID 10). Outra coisa que eu gosto é a facilidade de migrar uma VM para o ProxMox.

 

O que eu gostaria de ver no Unraid no futuro é a possibilidade de criar clientes iSCSI e também o contrário, servindo como um servidor iSCSI. Com isso eu poderia aposentar meus storages e até mesmo o ProxMox, já que o iSCSI é uma das coisas que eu mais uso no ProxMox pela possibilidade de migrar VMs de um hardware para o outro mantendo o armazenamento centralizado. Isso eu não consigo fazer no Unraid.

 

Bom é isso. Precisando de alguma ajuda em Portugues é só chamar.

 

Nosso sotaque é muito diferente - eu tenho muita dificuldade em entender alguém falando em Portugues de Portugal - e quando estive em Lisboa o gerente do hotel me falou: "Sabe porque eu consigo te entender perfeitamente e você não consegue me entender?" - "Por causa das novelas Brasileiras que passam em nossa televisão Portuguesa!" - Comédia...

Edited by agarkauskas
  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment

Benvindo!

 

16 hours ago, agarkauskas said:

Nosso sotaque é muito diferente - eu tenho muita dificuldade em entender alguém falando em Portugues de Portugal - e quando estive em Lisboa o gerente do hotel me falou: "Sabe porque eu consigo te entender perfeitamente e você não consegue me entender?" - "Por causa das novelas Brasileiras que passam em nossa televisão Portuguesa!" - Comédia...

É verdade, nós estamos tão habituados ao sotaque brasileiro na TV e música que é muito fácil para nós, embora por vezes aparece um termo mais técnico que não é tão fácil, recentemente um brasileiro queria um "gabinete", teve de me explicar que era uma caixa para o PC. :)

 

  • Haha 3
Link to comment
On 01/08/2020 at 08:04, agarkauskas said:

O que eu gostaria de ver no Unraid no futuro é a possibilidade de criar clientes iSCSI e também o contrário, servindo como um servidor iSCSI. Com isso eu poderia aposentar meus storages e até mesmo o ProxMox, já que o iSCSI é uma das coisas que eu mais uso no ProxMox pela possibilidade de migrar VMs de um hardware para o outro mantendo o armazenamento centralizado. Isso eu não consigo fazer no Unraid.

 

Bom é isso. Precisando de alguma ajuda em Portugues é só chamar.

Olá @agarkauskas e bem-vindo! O iSCSI está em obras 🙂

 

Thanks for stopping by!

Link to comment
On 8/5/2020 at 12:23 PM, SpencerJ said:

Olá @agarkauskas e bem-vindo! O iSCSI está em obras 🙂

 

Thanks for stopping by!

Ahhhhhh garoto!!! Excelente notícia. Vou montar dois servidores Unraid adicionais e aposentar meus NAS Wester Digital!

 

Ohhhhhh boy! Excellent news! I will build two additional Unraid boxes and retire my current Western Digital NAS!

  • Thanks 1
Link to comment
On 8/2/2020 at 5:07 AM, johnnie.black said:

Benvindo!

 

É verdade, nós estamos tão habituados ao sotaque brasileiro na TV e música que é muito fácil para nós, embora por vezes aparece um termo mais técnico que não é tão fácil, recentemente um brasileiro queria um "gabinete", teve de me explicar que era uma caixa para o PC. :)

 

Sem querer ser pentelho, mas como vocês chamam gabinete ai em Portugal? No Brasil falamos gabinete (termo mais corporativo ou mais usado pelos quarentões - como eu) ou então usamos o termo Inglês "case", mais coloquialmente ou na comunidade Gamer.

 

Link to comment
  • 2 weeks later...
18 hours ago, DrLucasMendes said:

Prezado @agarkauskas

Saudações de Washington DC. Estou com meu recente instalado UnRAID server aqui. Como esta a comunidade Brasileira nos servidores UnRAID?


Cordial abraço,

 

Lucas

 

Olá Lucas! Washington é uma cidade muito legal, estive ai em 2016 para atender a Speech Tek, uma conferência em reconhecimento de voz.

 

Só conheço eu que usa UnRaid regularmente por aqui. Ajudei um Brasileiro (William se não me engano) no Facebook a instalar o Unraid suportando duas VMs Gamer, para jogar ele e o amigo dele, e também encontrei um Youtuber Brasileiro que fez um video instalando Unraid não sei exatamente para fazer o que - Estilo Linus Tech Tips.

 

Tô achando que os Portugas tem mais instalações de Unraid que os Brazucas.

 

  • Like 1
Link to comment
On 8/17/2020 at 9:08 AM, agarkauskas said:

Olá Lucas! Washington é uma cidade muito legal, estive ai em 2016 para atender a Speech Tek, uma conferência em reconhecimento de voz.

 

Só conheço eu que usa UnRaid regularmente por aqui. Ajudei um Brasileiro (William se não me engano) no Facebook a instalar o Unraid suportando duas VMs Gamer, para jogar ele e o amigo dele, e também encontrei um Youtuber Brasileiro que fez um video instalando Unraid não sei exatamente para fazer o que - Estilo Linus Tech Tips.

 

Tô achando que os Portugas tem mais instalações de Unraid que os Brazucas.

 

Pelo jeito sim. :D

 

Tenho seguido o @SpaceInvaderOne no Youtube e fiz meu UnRAID graças à ele e ao #ByteMyBits do youtube.

 

Instalei em um servidor DELL r720xd com 12 baias para HDDs, 2 processadores xenon E5-2650 v2 @ 2.60Ghz com 128Gb de RAM.

Estou com um SSD da Samsung de 500Gb para os VMs, Dockers e Cache drive. Peguei os 6 HDDs que tinha em um Pegasus para Mac, instalei la. Comprei 2 HDDs 4TB, um para Parity e outro para dar um UP nos TBs disponíveis.

Desmontei todos os HDDs externo que estava na gaveta e coloquei no Array. Hoje estou com um total de 16TBs no Array.

 

Depois de um mês percebendo a estabilidade do sistema, migrei todos meus AWS EC2 para dentro do UnRAID. O que estou deixando de gastar de AWS estou economizando para continuar investindo no meu Lab aqui.

Sou muito grato ao ByteMyBits (não sei o user dele aqui para marcar) e ao @SpaceInvaderOne 

 

Ahhhh. Só um detalhe. Eu sou Dentista, não sou da area de tecnologia.

 

Forte abraço.

 

 

 

 

 

Link to comment
4 hours ago, DrLucasMendes said:

Pelo jeito sim. :D

 

Tenho seguido o @SpaceInvaderOne no Youtube e fiz meu UnRAID graças à ele e ao #ByteMyBits do youtube.

 

Instalei em um servidor DELL r720xd com 12 baias para HDDs, 2 processadores xenon E5-2650 v2 @ 2.60Ghz com 128Gb de RAM.

Estou com um SSD da Samsung de 500Gb para os VMs, Dockers e Cache drive. Peguei os 6 HDDs que tinha em um Pegasus para Mac, instalei la. Comprei 2 HDDs 4TB, um para Parity e outro para dar um UP nos TBs disponíveis.

Desmontei todos os HDDs externo que estava na gaveta e coloquei no Array. Hoje estou com um total de 16TBs no Array.

 

Depois de um mês percebendo a estabilidade do sistema, migrei todos meus AWS EC2 para dentro do UnRAID. O que estou deixando de gastar de AWS estou economizando para continuar investindo no meu Lab aqui.

Sou muito grato ao ByteMyBits (não sei o user dele aqui para marcar) e ao @SpaceInvaderOne 

 

Ahhhh. Só um detalhe. Eu sou Dentista, não sou da area de tecnologia.

 

Forte abraço.

 

 

 

 

 

 

Cara, te falar que manter laboratório na nuvem é uma despesa enorme, injustificável em grande parte das corporações. Imagina pra nós hobbystas então!

Aquele treco fica pingando no cartão de crédito todo mês, dificultando o controle das despesas.

Eu acho que o modelo de nuvem funciona bem quando você encaixa tudo num business plan, onde o custo de infra é repassado para o custo do seu produto.

Agora me fala, como fazer business case de ambiente de laboratório? Fica muito dificil.

Melhor coisa é o que tu fez, nesse aspecto o mercado Norte Americano é putaqueopariumente (um termo Brazuca novo para seu dicionário) melhor que qualquer outro mercado do planeta. A facilidade com que se compra servidores poderosos aposentados é enorme.

 

É a primeira vez que eu encontro um Dentista entusiasta em computação! Geralmente quando vou ao Dentista (uma vez a cada 3 anos) e conto que sou da área de computação acabo sempre a consulta dando algumas dicas de redes, no-breaks, etc... porque nunca encontrei um Dentista com conhecimento na área. Pela minhas lembranças dos EUA deduzo que tu deve fazer uma BELA grana como Dentista por ai, os tratamentos dentários nos EUA comparados com os tratamentos dentários aqui no Brasil são aproximadamente 5x mais caros. Só pra te dar um exemplo, eu pago por aqui uns USD 70 num consultório dentário de primeira linha por uma limpeza nos dentes, incluindo uma "revisão" nos selantes - o que na verdade é só ver se eles estão "performando" bem. Não acho que eu conseguiria algo equivalente por menos de USD 300 nos EUA. Washington entao?

 

Aqui tem uns detalhes da minha máquina:

https://www.reddit.com/r/watercooling/comments/aoza6a/dual_xeon_dual_gtx_1080_raid_5_rig/

 

Já mudei bastante coisa nela. Quando migrei para o Unraid aposentei o SLI da NVidia (troquei uma das GTX 1080 por uma GTX 1050ti) e também aposentei a placa RAID, já que o BTRFS do Unraid me parece muito mais interessante.

 

Em fevereiro deste ano, quando voltei do carnaval, constatei que a placa mãe não funcionava mais. Acredito que foi uma combinação de excesso de peso dos coolers (antes do Watercooling) e solda mal feita no soquete dos processadores. Se eu utilizar um soprador térmico por 10 minutos no soquete da CPU1 eu consigo bootar a máquina mas ela falha após uma ou duas horas.

 

Como não achei outra no mercado Brazuca e estou impedido de viajar por causa da pandemia, acabei comprando uma Supermicro X11 no mercado local (até que não paguei caro) e coloquei 2 processadores simples nela para poder continuar rodando por enquanto - 2x Xeons Silver 4112.

 

Aqui tem uma foto atual dela:

image.thumb.png.f172ff9f18092b40d8e2b82350378bb4.png

 

O desempenho já não é lá essas coisas por causa dos Xeons Silver mas estou aguardando minha próxima oportunidade de pisar nos EUA para comprar dois processadores decentes - estou namorando um par de Xeons Gold 6246.

 

Um grande abraço! Posta uma foto do seu lab para vermos! Já tem rack e tudo?

Link to comment

Animal!!!

 

Cara, eu to no processo de revalidação do diploma ainda. E sim, dentista aqui ganha muito dinheiro. Fui estes dias no dentista fazer uma limpeza. Isso o seguro dentário paga (aqui não tem convenio, é tudo seguro) e não temos co-pay. Vi no site do seguro, USD$ 198.00 centro e noventa e oito dólares pro dentista. :D Preciso da minha licença logo. AHUHAUahuhu Mas o processo é PUNK!!! São 3 provas no padrão OAB (que os advogados fazem no Brasil) e mais 2 anos de curso que tem que fazer novamente. Mas vale a pena, com certeza. ;-)

 

Cara, concordo plenamente sobre o mercado de usados aqui. Esse servidor, eu pesquisar no ML aí e estava entre 15.000 e 50.000 reais. Eu paguei, completo, 690 dólares no Ebay com taxa de entrega e tudo (link https://www.ebay.com/itm/Dell-PowerEdge-R720XD-Server-2x-E5-2650V2-2-6GHz-8Core-128GB-12x-Trays-H310/333304082683?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649). A placa controladora é a perc H310. O problema desses servidores DELL é a controladora, se pegar a perc H700 tem que refazer a flash memory para desligar o RAID dela e entrar em "IT mode" . Aí a coisa começa a complicar. A H300 da pra desligar o RAID dela na Bios, de boa. 

 

Foto das Specs do servidor: 

image.png.fb313d3f1eb3af78765d29ff758a3d26.png

 

Hoje o servidor esta dentro do meu armário de roupas (provisoriamente). Tenho que deixar os dois lados da porta para ventilar. Mas estamos para nos mudar daqui. Se tudo der certo, o próximo local vai ter uma espécie de Hack com ventilação e tudo. Vamos ver, se vai dar certo que posto aqui te mostrar.

 

IMG_6243.thumb.jpg.73c63f973d6ba1b65ca3b31ce5e14f13.jpg

 

Eu estava pensando em montar o computador para o servidor Unraid como você fez. Mas o problema é falta de tempo. Achei a solução do Dell R720XD uma ótima para colocar para funcionar rápido. Além de que adorei a ideia do IDRAC da Dell. Demorei para conseguir ligar ela, mas ele deixa tudo mais prático. Ter acesso aos LOGs direto da BIOS do servidor via ethernet é uma maravilha.

 

image.thumb.png.2ca565308708ab6d9b7afde7cb434217.png

 

Meu objetivo com o UnRAID foi apenas ter um NAS mais em conta e com flexibilidade de aumento dos TBs. Mas ai, depois que comecei a rodar e ver mais afundo os videos do @SpaceInvaderOne vi que havia muito mais potencial.

 

Hoje eu tenho 3 VMs Ubuntu rodando (antigamente 3 EC2s da AWS) e um Windows 10.

 - Um Ubuntu deles roda uns 10 Wordpress apenas. São sites da familia como o site do consultorio do meu pai no Brasil, site da minha esposa, do meu primo, etc.

 - Um VM esta com um sistema de ensino EAD que utilizamos no curso de especialização em Ortodontia no Brasil. Eu transformei um EAD em algo Híbrido para o curso presencial. Havia visualizado esse projeto em 2008, mas só adquiri o conhecimento para colocar em pratica em 2014. Eu era co-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia lá. Depois que migrei para os EUA (2017) fomos passando a coordenação com todo o uso do site. Mas continuo hospedando o site.

Os proprietários do programa de ortodontia do Brasil sempre me ajudaram muito. Inclusive durante meu processo do Green Card, eles ajudaram com documentação, cartas de recomendação, etc. Sou super grato e o mínimo que posso fazer é continuar auxiliando eles. Inclusive tem o Windows 10 VM apenas para eles gravarem as video aulas via ZOOM. A internet lá sobrecarrega muito rapidamente. Eu estou com 1.000Mb/s de Up e Download então eu criei um WOL para eles conseguirem ligar o VM do Windows 10. O VM loga, abre o team viewer e liga o Zoom automaticamente. A coordenadora só tem que entrar pelo Teamvewier ativar o Zoom Meeting e compartilhar o link com os alunos. No final do dia o VM desliga via CronJob. Os arquivos são salvos em uma SHARE folder do UnRAID e sincroniza com o Google Drive da escola usando RClone pela manhã. Assim eles conseguem gravar as aulas e ter disponíveis no dia seguinte para editarem e colocarem de volta no EAD Híbrido que criei.  

Ficou muito bacana e os alunos estão conseguindo estudar mesmo durante a pandemia.

 

 - O terceiro VM Ubuntu é o mesmo sistema EAD mas para o programa de especialização de ortodontia daqui dos EUA. Criei o mesmo sistema aqui para auxiliar a diretora do programa. Com os devidos ajustes ao sistema de ensino Americano, o sistema está ganhando corpo. E os alunos estão adorando ter tudo organizado em um local apenas.

 

Então, embora sejam sites que fazem a diferença para mim, não é nada que se ficar fora do ar por 24 horas eu vou ter problemas sérios. Aí entra também a questão da fibra ótica aqui dos EUA ter caído apenas UMA vez em 3 anos devido à uma falha na instalação da ATT (na época). Eles arrumaram em menos de 24h. Aqui em DC eu uso Verizon, nunca caiu nem oscilou a veloicidade. Mesmo em horário de pico e nem durante o furacão que passou esses dias aqui. A eletricidade apenas oscilou durante 3 segundos uma vez em 3 anos também. Para isso adicionei um NoBrake (UPS aqui). Pronto. O único problema é quando eu tenho que desligar o UnRAID para adicionar um HDD ou algo assim que tem que desligar os VMs. Mas mesmo assim, super de boa pois na maioria das vezes ninguém percebe. :D OU acham que é a internet deles que deu pane. É o tempo de reiniciar o VM e pronto.

 

Outra coisa que liguei no UnRAID foi o Plex e vários outros dockers Radarr, Sonarr, Etc. 😄 A familia no Brasil agradece o Plex bastante. Rs.

Em contra partida, Torrent aqui é um problema. Não da para ligar pois a Companhia de telefonia recebe notificação de Copyright das empresas e encaminham para nós. Recebi uma cartinha uma vez 😅. Acabei montando um Raspberry com acesso a internet apenas pelo túnel VPN para conseguir usar. O Radarr e Sonarr ajudam muito nisso. 😏

 

Com relação à sua máquina, porra animal. Eu fico alucinado com esses LEDs etc. Acho bonito pra caceta. Eu penso em adicionar uma GPU no servidor. Mas vi que tem vários poréns no R720XD. Terei que pesquisar mais afundo antes de comprar, estava pensando em uma GTX 1060ti para rodar os softwares de Ortodontia 3D (estilo Meshmixer) em VM. Talvez uns transcoding também. Rs Mas agora estou recapitalizando o dinheiro gasto no servidor. Rs. Como sou viciado em Mac, também tenho pensado em pegar uma placa AMD compatível para poder rodar no VM do MacOS. Mas isso é tudo ano que vem apenas. Aí vou amadurecer melhor a idéia. Rs.

 

Cara, eu vi esses sistemas de Watercooling no Linus Tech. Me borrei de medo. Rs. Sei lá, sou das antigas onde água e computador não se misturam muito bem. AHuaHauhauhauaHuAHUAhau. Mas sei que é preconceito meu. Se fizer direitinho fica animal.


Que punk que ta dando pau na Asus. Com relação a comprar coisas aqui. Assim que eu mudar para o ap novo, se quiser comprar algo no eBay e mandar em casa, eu encaminho pela DHL para você no Brasil e tu só paga o valor da DHL, de boa. Até pq parece que o Trump não vai facilitar a vida dos Brazucas não. Meus pais e meus sogros estão com passagem comprada para Setembro e Novembro, respectivamente. Mas já disse para eles que eu acho que o Trump não abre as fronteiras até o final do ano não. Mandar uns processadores, umas RAMs, uns SSDs ou se bobear até uma MotherBoard devem chegar aí de boa. Devo mudar em uns 2 meses para o AP novo se tudo der certo, aí te dou um toque.

 

 

 

Abração. Vamos nos falando.

Edited by DrLucasMendes
Link to comment

@agarkauskas e @DrLucasMendes 

 

E eu achava que eu era maluco, com meu NAS feito em casa, que não chega nem aos pés do que vcs dois tem aí...

 

Legal saber que tem mais gente como eu. Sou aposentado da área de tecnologia da informação, tendo trabalhado mais de 30 anos com integração. Depois que me aposentei, fiquei um tempo meio sem saber o que fazer com o tempo...

 

Em 2018, resolvi montar um lab caseiro, para manter a cabeça funcionando... Aí passei a testar tudo quanto é maluquice na área. Fiz a automação da casa inteira, com base em interruptores e dimmers z-wave e um aplicativo rodando no meu Mac Pro 2013, modelo latinha de lixo.  Com relação aos Macs, aqui em casa é tudo Mac. Ao longo dos anos, já tive todos os modelos. Apesar de ter passado boa parte da vida profissional trabalhando com produtos MS, desde 2005 abandonei o Windows em casa, e levei a família junto comigo. Aqui todo mundo detesta Windows.

 

Voltando ao pós aposentadoria: Depois da automação resolvida, montei um "servidorzinho" (mais uma vez, nem se compara com os de vcs...),  com base numa placa mãe ASUS mini-ITX e um gabinete bem pequeno, mas funcional, em cima do qual coloquei duas gaiolas SATAIII/SAS da Rosewill (https://www.amazon.com/gp/product/B00DGZ42SM/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o01_s00?ie=UTF8&psc=1).

 

Isso me permitiu adicionar 6 discos Seagate IronWolf de 4TB cada, controlados por uma IBM ServeRAID, da qual não me lembro o modelo, em que fiz o crossflash para ter modo IT, conforme explicado em https://www.servethehome.com/ibm-serveraid-m1015-part-4/. Aí andei brincando de instalar FreeNAS, Proxmox, OpenMediaVault e umas aplicaçõeszinhas Docker, só para testar... Depois passei um tempão sem mexer com nada nessa máquina. Nessa semana revisitei o setup e resolvi testar o Unraid, razão pela qual cheguei aqui. Apesar do Proxmox e o OpenMediaVault teoricamente me atenderem totalmente as necessidades, nunca "gostei" deles. Alguma coisa ainda me faz querer testar outras soluções...

 

Fiquei agradavelmente surpreso ao encontrar vcs e ver que sou "maluco junior" comparado com vcs... Vamos nos falando, acho que terei muito o que aprender com vcs!

Screen Shot 2020-08-26 at 09.20.08.png

Link to comment

Após o post acima, "zerei" o array criado após a instalação do Unraid e instalei o plugin do ZFS e recriei minha estrutura anterior de disco.

Eu gosto muito do ZFS desde que comecei a brincar com o FreeNAS, tendo usado ele também no OpenMediaVault e no Proxmox. Inclusive, o principal motivo de querer continuar a usar esse sistema é justamente a portabilidade. Para "mover" de um sistema para o outro, basta exportar no sistema original e importar no novo. Simples e rápido.

 

Após zerar o array, notei que várias funcionalidades do Unraid dependem dele ter um array para chamar de seu... Como prefiro usar todos os meus discos Seagate IronWolf no ZFS, fiquei meio atolado por alguns instantes. Mas contornei o problema como descrevo a seguir. 

 

Não sei se fiz a coisa certa, mas, para ter as funcionalidades de Docker e VMs funcionando, tive que recriar o array, pq sem um array do Unraid, me pareceu que as duas funcionalidades não podem funcionar... Ainda estou no primeiro dia de uso, então, esse tipo de dúvida será frequente nos próximos dias. Usei o menor disco que eu tinha aqui, um SSD Corsair bem pequeno, que usava como disco de boot no OpenMediaVault. Acabou se tornando um "array" de um disco só e com um disco que permanecerá totalmente sem uso, mas... não vi como fazer diferente. Se alguém aí estiver familiarizado com Unraid + ZFS e puder me ensinar um jeito melhor, agradeço.

 

Caso alguém se interesse no assunto, usei o artigo contido no link a seguir para instalar e configurar o ZFS no Unraid: 

 

 

Link to comment

Fala @cesarvog,

 

Bem vindo. Exato, para o VM ou Docker ligar você tem que ter o Array ligado. Para isso, precisa de pelo menos um dispositivo lá. Eu seguiria a sugestão do @johnnie.black e moveria seu SSD para um cache drive. 

 

Como pode saber, sou dentista e não estou tão familiarizado com detalhes técnicos como os tipos de partição. Portanto não sei opinar sobre a ZFS e como faz a instalação no UnRAID. Pelo que eu entendi rapidamente, o ZFS funciona como um novo pool de drives no UnRAID, estou correto? Mas como comentado anteriormente, você precisa de pelo menos um serzinho no Array original. 

Não sabia que poderia ser um USB Drive. Rs Sempre aprendendo aqui na comunidade. 

 

Meu array hoje esta pequeno, mas o que amo no UnRAID é a possibilidade de upgrade fácil dos HDDs.

Segue como está hoje:

image.thumb.png.fa1553350be8349958985d3cf91433e4.png

 

 

As funcionalidades de VM e Docker são maravilhosas. Eu conheci o Docker container pelo UnRAID (da pra crer? Rs). 

Os VMs, basicamente trouxe meus AWS EC2 para casa. :D Nada que tenho é super profissional, mas cuido bem com backups diários no array e duplico no Google Drive os backups. 

 

Os dockers são meu "play ground" no UnRAID. Vivo instalando coisas novas e testando.

 

Com relação a hardware, eu precisava migrar do meu antigo 6Bay NAS e lendo nesse forum vi que a forma mais fácil e prática para iniciar um UnRAID seria começar comprando um server antigo. Optei por investir em um DELL r720xd. Aqui o mercado de usados é muito bom.

 

Com seu background você traz bastante conhecimento para a comunidade. 

 

Forte abraço e bem vindo a família. :D

 

Lucas

 

Link to comment

Thanks for posting back.

About Washington D.C., back in the 80's, I have lived a few months up there, while attending Georgetown University ESL program. Helped me a lot over the years since most of my work experience was in English... Fond memories of youth also. 

Um abraço,

Cesar

Link to comment

 

@cesarvog - Boi preto anda com boi preto! Hahaha! Bem vindo! Nao sou mais tao novinho assim, virei 41 esse ano, mas faço questão de ter "computador de moleque", com luzinha, água e o kcete! :). A diferença agora é que o moleque cresceu e o tempo passou a ser o maior dos problemas, não o dinheiro.

Já que tu é das antigas, bora instalar uma GPU ai nesse trem! Ai tu faz streaming para um dos seus MACs usando NVidia Shield ou outra solução, a lá Private Google Stadia.

Tem uma galera das antigas que joga Elite Dangerous comigo. Só macaco veio, que jogada o Elite original no MSX ou ZX Spectrum 30 anos atrás!

 

@DrLucasMendes, impressionante o que você montou ai! Precisa bastante sangue suor e lágrimas para colocar tudo para funcionar. Bora levar seu lab pro level 2 agora adicionando alta disponibilidade!

 

Duas conexões de internet de provedores diferentes, pfsense para balanceamento de carga na rede, dois switches gerenciaveis com suporte a VLan e máquinas virtuais replicadas em servidores Unraid independentes no modo ativo-passivo (ou ativo-ativo, ai seria Level 2 Hardcore).

 

Ai depois tu leva tudo para o level 3, com dois circuitos paralelos de energia elétrica alimentando dois no-breaks independentes, onde cada no-break alimenta uma das fontes redundantes dos servidores (e dos switches)!

 

"Mas pra que tudo isso?" - Because it is fun!

 

Muito obrigado pela oferta de receber minhas encomendas e despachar pra cá. Vou abrir um requerimento aqui em casa no comitê gestor das finanças pedindo autorização para a compra - vulgo pedir pra patroa deixar - hahaha.

Link to comment

@agarkauskas Sou bem mais velho. Viro 5.8 em Novembro desse ano...

 

Acho que não vai rolar colocar a GPU no meu rig pq não deve ter mais espaço no barramento PCI sei lá o quê, uma vez que é uma placa mini-ITX,  a controladora HBA comeu um SLOT do barramento e, para dizer a verdade não sei se tem outro e, mesmo se tiver, não sei qual a largura desse barramento. Fora que acho que também não teria como resfriar sem mudar muita coisa. Acho que vou deixar para o próximo rig...

 

Aqui também tenho duas conexões Internet(200down/65up Fibra da Oi e 120down/10up Cabo da NET), com WAN Failover e WAN Balancer no Untangle, num roteador baseado num mini-PC com seis portas Ethernet que comprei no AliExpress, ou no eBay (sei lá...). Antes de me decidir pelo Untangle eu também testei o pfSense e o primo dele (OpnSense). Nesse Untangle tenho também OpenVPN (provedor da VPN: ExpressVPN) para poder assistir Netflix e Hulu dos USA num Roku Ultra. Funciona muito bem.  O @DrLucasMendes deve estar rindo das taxas de upload..., mas... fazer o quê?

 

Minha rede local é toda Ubiquiti Unifi. Todos os switches são gerenciáveis. A única coisa que não é Unifi é o roteador mencionado acima. Através dessa infra-estrutura de rede, tenho duas redes lógicas no mesmo cabeamento e a configuração das portas dos switches define de qual rede (LAN normal ou VLAN da VPN) o cliente DCHP pega IP address. Da mesma forma, tenho duas rede wireless, uma é a  LAN normal e a outra é a VLAN da VPN. 

 

Ainda estou dando "baby steps" no meu Unraid. Vou postando aqui as novidades. Por enquanto estou vendo como fazer uma simulação de TimeCapsule. Não me lembro qual foi o sistema dos que eu testei em que pude testar uma conexão iSCSI (claro que era meia boca, pq era pela mesma rede local de 1GB...) Mas funcionou direitinho. Pelo que puder ver Unraid AINDA não tem iSCSI, então to me batendo com essa droga de SMB. Adoro os produtos da Apple, mas infelizmente estão ficando cada vez piores, pois a cada sistema operacional eles tiram alguma coisa que funcionava bem e deixam uma que funciona pior. Exemplo, afp ter sido abandonado em favor do smb...

 

Ao tentar ligar o afp (ou netatalk) no Unraid 6, fiquei decepcionado ao ver que está com status "Deprecated"... Aí nem liguei o troço e parti logo para tentar usar o smb. Ainda agora estava apanhando um pouco do /boot/config/smb-extra.conf... É um pouco frustrante, mas, creio que até amanhã eu resolvo. Se alguém tiver uma idéia melhor, to aberto à opiniões...

 

Edited by cesarvog
Link to comment
1 hour ago, agarkauskas said:

Duas conexões de internet de provedores diferentes, pfsense para balanceamento de carga na rede, dois switches gerenciaveis com suporte a VLan e máquinas virtuais replicadas em servidores Unraid independentes no modo ativo-passivo (ou ativo-ativo, ai seria Level 2 Hardcore).

 

Grande @agarkauskas já estou me preparando para o balance na próxima casa. pfSense já ta rodando em um VM aqui. :D Levei uma surra no primeiro reboot que dei no UnRAID pós pfSense. Havia deixado o IP address no UnRAID dinâmico e  configurei no roteador antigo o IP fixo mas não havia modificado para IP Fixo NO UnRAID quando migrei pro pfSense. Demorei 3 horas lembrar desse pequeno detalhe e colocar as coisas de volta. HAuAHuaHUAhu Não desliguei a maquina mais. E o medo de ter que trocar IP de roteador e pq não ligou. AHuAHuAHUAHAUH. Estou na mesma que você com relação a idade X tempo. Rs Sou de 81, financeiramente ok, além de ser aqui tudo barato pra comprar. Mas e tempo para fazer as coisas. AHuahuAHAUH

Quero no futuro montar meu proximo Mac, um Hackintosh, "com luzinha agua e o kcte", e passar meu MacMini para minha esposa. Mas agora falta tempo e o comitê gestor das finanças aqui em casa está impossível de conseguir liberação de fundos. hAUhUAhaUhAUhuha

 

 

17 minutes ago, cesarvog said:

Ainda estou dando "baby steps" no meu Unraid. Vou postando aqui as novidades. Por enquanto estou vendo como fazer uma simulação de TimeCapsule.

@cesarvog Confere esse video do @SpaceInvaderOne 

 

 

Eu tentei rapidamente fazer, mas não deu certo aqui. Estou usando Mojave e o Time Machine não achava o shared na rede. 

Talvez colocando o HDD em Unassinged Drive seja a solução. Confere esse outro video do @SpaceInvaderOne

 

 

 

Se conseguir, me conta como fez. Eu segui o primeiro vídeo, não tentei o segundo ainda. Mas já estou com um HDD de 1TB na boca do Dell para plugar e fazer via Unassigned Device. 

 

AHuAHauh @cesarvog sobre a velocidade da internet, aqui estou viciado na 1Gb/s. Quando estava procurando o apartamento novo a primeira coisa que fazia era buscar no site da Verizon se tinha disponível 1Gb/s de internet Up e Down. Se não, nem ia visitar. AhuAhUhAUhAUuHA #viciadonos1000Mb/s Fico pensando como convencer o comitê de finanças aqui em adquirir mais uma 1Gb/s da empresa concorrente para fazer loadbalance.

Ainda não achei a forma de abordar de maneira convincente. O comitê aqui não é fácil. Me questionou o motivo da compra de um drive SSD se eu tinha acabado de adquirir um "servidor animal". E para explicar que uma coisa e outra não são o mesmo. Tive que fazer analogia com unha postiça e esmalte para acalmar a fera. kKkkKkkkkK Mas claro que ouvi. "É muito mais barato esmalte do que isso que você esta comprando." #fazparte rs.

 

 

Lucas

Edited by DrLucasMendes
I submitted by mistake before finishing.
Link to comment
34 minutes ago, DrLucasMendes said:

Tive que fazer analogia com unha postiça e esmalte

Boa essa... Aqui eu nem tento mais explicar. A UPS e a DHL vinham aqui fazer entregas de compras na Amazon quase que semanalmente nos últimos anos. Deitei e rolei de comprar na Amazon enquanto a cotação do dólar era entre 2 e 4 reais... Se eu fosse explicar tudo, duvido que fosse passar pelo comitê. Mas, com o dólar nas alturas como está agora, deixei as aquisições de "novidades de tecnologia" para o futuro, que somente a Deus pertence...

 

Obrigado pelos links com os vídeos, vou assistir amanhã... Tenho uma reunião pelo Zoom, começando em 20 minutos.

Edited by cesarvog
More data
  • Like 1
Link to comment

Boa tarde, @DrLucasMendes

Assisti os vídeos e aprendi algumas coisas interessantes nos dois. Algumas eu já tinha feito, outras foram novidade, como o plugin "unassigned-disks" (e o "unassined-disks-plus"), bem como o Docker Binhex-Krusader. 

 

Mas, apesar de ter seguido a maioria das instruções (algumas não dá para seguir por causa do ZFS), não obtive sucesso ainda na minha tentativa de fazer os backups, via Time Machine, do SSD do meu Mac Pro para o array ZFS do Unraid (simulando um Time Capsule da Apple).

 

O ZFS é uma coisa meio complicada de entender a princípio, pq é mais do que um simples sistema de arquivos, como, por exemplo NTFS, ExFat ou Ext3/4. Apesar de uma das funções do ZFS realmente ser prover um sistema de arquivos, também é possível definir outros tipos de coisas em diferentes "pedaços" do seu "pool" de discos.  Um desses tipos de pedaços são os Volumes, na terminologia do ZFS, que na verdade aparecem como simples diretórios abaixo do "pool", mas que podem ser formatados com outros sistemas de arquivos. 

 

Creio que talvez seja por isso que eu ainda não estou tendo sucesso, uma vez que, por enquanto, meu "pool" de discos está como um dataset único e não criei ainda nenhum volume, apenas "child filesystems" (subdiretórios) no filesystem da raiz.

 

Eu tenho uma vaga lembrança de que precisava "formatar" cada volume criado com um sistema de arquivo específico, dependendo da finalidade... Mas, como faz um tempão que não mexo com isso, ainda não cheguei no ponto certo para conseguir fazer a bagaça funcionar como eu pretendo.

 

Deve ser um detalhe bem pequeno na hora de usar o comando "zfs create - V ...", ou coisa parecida. Talvez eu ainda ache alguma coisa nos meus bookmarks, para com a instrução correta.

 

Por outro lado, pelo que vi nos dois vídeos, acredito que se vc seguir o que é apresentado no primeiro vídeo (ou ainda, caso prefira usar um disco fora do Array gerenciado pelo Unraid), as informações do segundo vídeo provavelmente o levarão ao resultado desejado. Comigo não funcionou por causa do ZFS empatando a f...

Edited by cesarvog
Link to comment

Got it!

 

Na verdade, o problema não tinha nada a ver com a formatação ou coisa parecida. Como o share SMB não é feito pela interface GUI do Unraid, as permissões do filesystem não são convertidas automaticamente para os que tem direitos no share...

 

Sendo assim, eu tive que user o comando CHOWN para mudar o dono do "child filesystem" denominado  "time_machine" diretamente, uma vez que o comando "zfs create", que o criou, deixou o dono e o grupo como root:root.

 

Após mudar para cesarvog: users, funcionou de cara.

 

A figura abaixo mostra o comando e o backup em andamento no Time Machine do macOS Catalina.

 

Screen Shot 2020-08-27 at 21.51.34.png

Edited by cesarvog
Link to comment
5 hours ago, cesarvog said:

Mas, apesar de ter seguido a maioria das instruções (algumas não dá para seguir por causa do ZFS), não obtive sucesso ainda na minha tentativa de fazer os backups, via Time Machine, do SSD do meu Mac Pro para o array ZFS do Unraid (simulando um Time Capsule da Apple).

Eita. 

Então, eu cheguei mais ou menos na mesma situação sua.

19 minutes ago, cesarvog said:

Após mudar para cesarvog: users, funcionou de cara.

 

A figura abaixo mostra o comando e o backup em andamento no Time Machine do macOS Catalina.

 

ANIMAL!!!

Então o Jump of the Cat é colocar o owner o mesmo user do UnRAID que esta compartilhando, correto? Ou o mesmo user do Mac?

 

Vou tentar no FDS.

 

Valeu !!!

Abraço.

 

Lucas

 

Link to comment

Mesmo user que vc definir nos Users do Unraid. Esse usuário e senha vc deverá usar no Mac para acessar o compartilhamento. Se tudo estiver certo, terá então capacidade de leitura e escrita. Cuidado com a pegadinha na hora de clicar em Connect nas configurações do Time Machine, conforme explicado num dos vídeos que vc compartilhou. Essa pegadinha eu já conhecia, desde outros testes que fiz com outros sistemas, mas tinha me esquecido e o vídeo me re-lembrou. Obrigado por ter compartilhado!

  • Like 1
Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.