Olá pessoal - Apresentando-me!

55 posts in this topic Last Reply

Recommended Posts

On 9/13/2020 at 11:47 AM, cesarvog said:

Armário fechado e armário aberto. No meio, dentro do buraco, um switch de 8 portas. Nas laterais, 2 de 16. Os outros 2 de 8 portas não ficam no armário de rede. Um fica no meu escritório e outro no Home-theater.

O equipamento preto no topo é o meu roteador baseado no mini-pc que comprei no eBay (ou AliExpress) e roda Untangle.

Cesar, esse roteador Untangle por algum acaso usa esse hardware?

https://www.amazon.com/dp/B07G9NHRGQ/?coliid=I3KGDWIU7ITJX3&colid=1BZM68AVVYF2I&psc=1&ref_=lv_ov_lig_dp_it

• Replies 54
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Benvindo!   É verdade, nós estamos tão habituados ao sotaque brasileiro na TV e música que é muito fácil para nós, embora por vezes aparece um termo mais técnico que não é tão fácil, recen

Olá pessoal, beleza?   Gostaria apenas de me apresentar e dizer que estou feliz agora de poder trocar experiências na minha língua. Sou Brasileiro, vivo em São Paulo e um entusiasta de

Só para informar que refiz o array com Btfrs. Agora tá tudo nativo no Unraid. Vamos ver como se comporta. Com ZFS nunca me incomodei... Espero que continue assim.

Posted Images

@agarkauskasO hardware é muito similar. Eu já tinha visto em buscas na Internet essa tal de Protectli.

Para dizer a verdade, eu acho que Protectli nada mais é que um importador baseado nos EUA que compra do mesmo fabricante chinês de quem eu comprei Aliexpress... O meu tem 6 portas ethernet.

Link de onde eu comprei:

https://pt.aliexpress.com/item/32824971010.html

Até onde me lembro, comprando na Aliexpress deu para eu montar uma configuração melhor, de acordo com minhas necessidades, por um preço similar ao da Protectli via Amazon.

Ou seja, dá para pegar coisa melhor, por praticamente o mesmo preço que pagaria na Amazon numa configuração pior.

O site abaixo cita pfsense na descrição, mas vc pode escolher o sistema operacional que deseja instalar, até mesmo pq pode comprar "barebones" e adicionar componentes comprados de outros vendedores.

Eu testei pfSense, OpnSense e Untangle. Acabei me decidindo pelo Untangle pq através dele a velocidade da VPN era muito maior do que pelo pfSense e/ou OpnSense. Olhe na 3a figura abaixo, que mostra as "apps"  que rodo no meu Untangle. As com checkmark verde estão ativas.

Paguei US$332.00 no meu há quase 2 anos.  Hoje, vc pagaria US$ 286.02 pela mesma configuração. Note que comprei o meu SEM o SSD mSata, mas COM 4GB de memória RAM. Depois adicionei um SSD mSATA de 256GB da Samsung, que comprei por aqui mesmo.

Screen Shot 2020-09-22 at 11.47.45.png

Screen Shot 2020-09-22 at 12.04.22.png

Screen Shot 2020-09-22 at 12.14.49.png

Edited by cesarvog
  • 6 months later...
Posted (edited)

3x Cooler Master HAF cases com

- One Supermicro X10, One Xeon E5-2643v4, 32 Gbs of RAM, 2x 1TB ssd + 1x 4TB HDD array

- One Supermicro X10, One Xeon E5-2643v4, 64 GBs of RAM, 2x 1TB ssd + 2x 8TB HDD array + 1x 12TB paridade

- One Asus X399, Threadripper 2970, 64 Gb of RAM, 2x 1TB ssd + 1x 8TB array + 1x 8TB paridade

E claro, RGB para mais desempenho - os HAFs são carinhosamente chamados de babybus-red, babybus-green e babybus-blue

Todos os HAFs rodam Proxmox numa VM no Unraid por facilidade de migração de VMs e facilidade de administração de discos. o CEPH do proxmox roda numa rede dedicada de 10Gbit numa topologia anel. Assim eu consigo mover VMs pra lá e pra cá sem mover o storage delas.

Live migration funciona entre o babybus-green e o babybus-red. Para migrar VMs com o babybus-blue eu preciso desligar a VM primeiro, senão dá pau. Migrar alguma coisa rodando entre processadores Intel e AMD é um belo desafio.

2x MacMini 2014 com Core i5 e 8GB de Ram executando proxmox e duas VMs pfsense cada um (4 VMs com pfsense)

2x Dell N2024 switches stacked

2x No breaks de dupla conversão com gerenciamento LAN

1x WAN, no aguardo da instalação da segunda WAN (eu tinha duas mas mudei de Sao Paulo para Sao José dos Campos e o tronco de fibras ópticas do meu prédio ta lotado, estamos tocando um projeto de expansão com a Vivo)

1x WDEX4100 MyCloud com 12 TB em RAID 0 para backup das VMs. Rodo Nextcloud no babybus-green e faço backup com rclone no babybus-blue via rclone.

O babybus-blue tambem tem uma VM Gamer conectada na TV. No futuro vou plugar o headset de realidade virtual nele.

Desenhei essa porra toda para ter alta disponibilidade, falta eu trocar a fonte dos HAFs por uma fonte FPS Twin, ligando cada HAF em dois no-breaks.

Edited by agarkauskas