Jump to content

My presentation, a minha apresentação

Featured Replies

Posted

Boa noite, 

Sou novo no assunto, sou de lisboa e conheci o unraid através do video do linus tech tips da maquina NAS+Gaming rig, estou a ter algumas dúvidas, e desde já agradeço a todos que me ajudarem, o meu hardware que está parado é um intel xeon 2678v3 com 32GB de ram ddr4, 2 placas de rede de 1 GBps, 1 placa grafica nvidia 6200le apenas para video e para a VM windows vou utilizar uma 1050ti e tenho ainda uma placa controladora com mais portas sata  e 12 hdd atualmente cheios todos formatados em ntfs, a minha dúvida é a seguinte, é obrigatório o uso de ssd de cache? O unraid é capaz de partilhar hdd sem ser em raid? Posso ir adicionando discos ao array sem comprometer os dados nos HDD já instalados? É compatível com ntfs? Ou tenho de migrar os dados para zfs? Qual o sistems de ficheiros que recomendam? Obrigado a todos

11 hours ago, Frozen217 said:

é obrigatório o uso de ssd de cache?

Não, cache é opcional, SSD ou HDD.

O unraid é capaz de partilhar hdd sem ser em raid?

Unraid não é raid, cada disco usado no array é um sistema de ficheiros independente, partilhas podem usar vários discos, mas cada ficheiro está sempre num disco especifico.

Posso ir adicionando discos ao array sem comprometer os dados nos HDD já instalados?

Sim.

É compatível com ntfs?

Não, Unraid usa xfs or btrfs, discos em ntfs podem ser montado com o UD plugin, mas nunca usados no array ou numa pool.

Ou tenho de migrar os dados para zfs?

Unraid não suporta zfs, embora esteja previsto para o futuro.

Qual o sistems de ficheiros que recomendam?

XFS é o mais adequado para a maior parte dos utilizadores.

• Author
3 hours ago, JorgeB said:

Não, Unraid usa xfs or btrfs, discos em ntfs podem ser montado com o UD plugin, mas nunca usados no array ou numa pool.

Obrigado pela ajuda, esses discos ficam acessíveis na rede certo? 

Edited by Frozen217