Jump to content

My presentation, a minha apresentação

Featured Replies

Posted

Boa noite, 

Sou novo no assunto, sou de lisboa e conheci o unraid através do video do linus tech tips da maquina NAS+Gaming rig, estou a ter algumas dúvidas, e desde já agradeço a todos que me ajudarem, o meu hardware que está parado é um intel xeon 2678v3 com 32GB de ram ddr4, 2 placas de rede de 1 GBps, 1 placa grafica nvidia 6200le apenas para video e para a VM windows vou utilizar uma 1050ti e tenho ainda uma placa controladora com mais portas sata  e 12 hdd atualmente cheios todos formatados em ntfs, a minha dúvida é a seguinte, é obrigatório o uso de ssd de cache? O unraid é capaz de partilhar hdd sem ser em raid? Posso ir adicionando discos ao array sem comprometer os dados nos HDD já instalados? É compatível com ntfs? Ou tenho de migrar os dados para zfs? Qual o sistems de ficheiros que recomendam? Obrigado a todos

11 hours ago, Frozen217 said:

é obrigatório o uso de ssd de cache?

Não, cache é opcional, SSD ou HDD.

O unraid é capaz de partilhar hdd sem ser em raid?

Unraid não é raid, cada disco usado no array é um sistema de ficheiros independente, partilhas podem usar vários discos, mas cada ficheiro está sempre num disco especifico.

Posso ir adicionando discos ao array sem comprometer os dados nos HDD já instalados?

Sim.

É compatível com ntfs?

Não, Unraid usa xfs or btrfs, discos em ntfs podem ser montado com o UD plugin, mas nunca usados no array ou numa pool.

Ou tenho de migrar os dados para zfs?

Unraid não suporta zfs, embora esteja previsto para o futuro.

Qual o sistems de ficheiros que recomendam?

XFS é o mais adequado para a maior parte dos utilizadores.

• Author
3 hours ago, JorgeB said:

Não, Unraid usa xfs or btrfs, discos em ntfs podem ser montado com o UD plugin, mas nunca usados no array ou numa pool.

Obrigado pela ajuda, esses discos ficam acessíveis na rede certo? 

Edited by Frozen217

Sim, normalmente usam-se as partilhas do utilizador, cada partilha pode incluir um ou mais discos, também é possível partilhar cada disco individualmente, mas para a maior parte das pessoas as partilhas de utilizador são o recomendado.

Meus 10 centavos de Euro: SSD de cache não é obrigatório mas se for hospedar VMs usando vdisks eu recomendo muito hospedá-las no cache.

Se não quiser hospedar as VMs em vdisks você pode fazer o passthru de um disco SSD dedicado para a VM. Pode fazer de duas formas:

- By ID: Mais fácil e menos eficiente - O controlador fica com o Unraid mas o gerenciamento do disco fica com a VM. A VM não vai ter acesso direto ao disco (por exemplo, Samsung Magician não irá identificar discos Samsung)

- Passando o controlador inteiro: Mais eficiente mas se não for NVME vai ter que passar o controlador SATA inteiro, o que as vezes não é interessante se quiser usar outros discos conectados nesse controlador para outra coisa (array / cache / outra VM).

O que eu curto demais no Unraid é a facilidade de adicionar ou remover discos de qualquer tamanho sem muita confusão, tanto no cache como no array principal.

• Author
4 hours ago, JorgeB said:

Sim, normalmente usam-se as partilhas do utilizador, cada partilha pode incluir um ou mais discos, também é possível partilhar cada disco individualmente, mas para a maior parte das pessoas as partilhas de utilizador são o recomendado.

Ok obrigado entao o melhor para a minha situação é criar um array do zero e ir migrando os arquivos para lá e deixar o ntfs de lado

• Author
3 hours ago, agarkauskas said:

Meus 10 centavos de Euro: SSD de cache não é obrigatório mas se for hospedar VMs usando vdisks eu recomendo muito hospedá-las no cache.

Se não quiser hospedar as VMs em vdisks você pode fazer o passthru de um disco SSD dedicado para a VM. Pode fazer de duas formas:

- By ID: Mais fácil e menos eficiente - O controlador fica com o Unraid mas o gerenciamento do disco fica com a VM. A VM não vai ter acesso direto ao disco (por exemplo, Samsung Magician não irá identificar discos Samsung)

- Passando o controlador inteiro: Mais eficiente mas se não for NVME vai ter que passar o controlador SATA inteiro, o que as vezes não é interessante se quiser usar outros discos conectados nesse controlador para outra coisa (array / cache / outra VM).

O que eu curto demais no Unraid é a facilidade de adicionar ou remover discos de qualquer tamanho sem muita confusão, tanto no cache como no array principal.

Obrigado pela dica, eu estou a pensar em utilizar um ssd nvme de 1TB apara cache e vm windows 10 e fazer o passthru de uma placa grafica

• Author
3 hours ago, agarkauskas said:

E se adicionar 2 ssd nvme como cache eles vão funcionar independente, ou seja 1tb+1tb ou em conjunto formando 2 TB? 

Unraid agora suporta pools múltiplas, é possível ter duas pools com um NVMe cada, se ambos forem adicionadas na mesma pool por defeito fica em raid1, mas é possível alterar para raid0 ou single profile para utilizar a capacidade total de ambos, nesse caso ficando sem redundância.

• Author
52 minutes ago, JorgeB said:

Unraid agora suporta pools múltiplas, é possível ter duas pools com um NVMe cada, se ambos forem adicionadas na mesma pool por defeito fica em raid1, mas é possível alterar para raid0 ou single profile para utilizar a capacidade total de ambos, nesse caso ficando sem redundância.

Ah ok obrigado 👍

• Author
1 hour ago, JorgeB said:

Pois sim porque a intenção é instalar uma vm windows e instalar jogos nela e talvez correr uma openvpn no docker