QUAL LIMITACAO TERIA O SSD DO ALIEXPRESS


Go to solution Solved by agarkauskas,

Recommended Posts

Boa Noite irmãos, estou começando a adquirir os hadwares para meu NAS, a principio seria NAS porem quero me aprofundar e me divertir nas outras possibilidades que terei com um servidor em casa.

Apos pesquisas, constei que esta mais viável a aquisição de SSD da marca KingSpec/Goldenfir do que HD, oque me dizem sobre compatibilidade com o sistema do UnRaid?
Tenho em mente as seguintes storages:
1x HD 4TB Red Proprio para NAS (paridade)

1x SSD 2TB Kingspec (data)

2x SSD 1TB Kingspec (data)

1x NVME.M2 512gb (cache)

Teria algum conflito ou limitação?

Link to comment
  • Solution

Olha... Eu nao colocaria SSDs no array. O trim é um treco importante, diferente do HDD, que grava por cima das áreas a serem re-gravadas, o SSD faz uma cópia do bloco a ser escrito em outro lugar modificando apenas o que você está modificando. Com o tempo (algumas horas?) vai ficando um monte de lixo pra trás e aquele espaço que teoricamente seria livre não é. Seu SSD para de aceitar escritas até ser formatado de novo. Já aconteceu comigo.

 

Se quiser montar um pool (não o array) com ZFS ou BRTFS só de SSDs ai eu super recomendo.

 

Outra coisa que eu fujo é de SSDs sem pedigree. Aqui só instalo Samsung Pro. Não uso EVO, muito menos QVO.

Pago mais caro? Pago. Mas os dados que estão salvos nos meus SSDs valem muito, mas MUITO mais que a diferença de preço.

  • Thanks 1
Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.